terça-feira, 9 de julho de 2013

Caso Prático 3 - Sente-me, Ouve-me, Vê-me (décadas de 70 e 80 do século XX), de Helena Almeida (n.1934)

"Helena Almeida está entre os artistas portugueses que se afirmaram nos anos 70 e a sua obra situa-se no contexto das chamadas práticas anti-conceptuais que romperam com os processos e formatos mais tradicionais e abriram a cena artística a novas experiências, nomeadamente com a fotografia.
Sente-me, Ouve-me, Vê-me constituem uma série de trabalhos particularmente importantes na obra de Helena Almeida pondo em jogo, simultaneamente, alguns dos mais importantes elementos da contemporaneidade, nomeadamente: recurso sistemático à inscrição do corpo na prática artística através da dinâmica transdisciplinar (obra portadora de uma eficaz confluência de disciplinas e atitudes: fotografia, vídeo e instalação sonora); recurso à dimensão performativa; valorização da relação do trabalho com o espaço que acaba por se resolver no domínio da chamada instalação.
O trabalho de Helena Almeida passa pela captação da sedução da arte tendo o corpo como registo e agente de uma estética. Arte que é implicação do Homem e, por isso, interdependência de movimento
interior e exterior. Assim parecem os tempos da plena modernidade. Um alargamento de perspectivas em múltiplas técnicas, um crescer de encomendas e de produtores culturais. Fazer belo seduz o Homem moderno, que o encontra na pintura, na forma esculpida, na fachada do edificado, lhe agrada no teatro, no momento de dança e na audição das obras polifónicas."

                                                                         Cf Programa de História da Cultura e das Artes. Curso Profissionais de Nível Secundário, 2005

Helena Almeida, Sente-me, 1979, 4 fotografias a preto e branco.

Sem comentários:

Enviar um comentário