segunda-feira, 8 de julho de 2013

Caso Prático 2 - O Celeiro (1994) Paula Rego (n.1935)

"Hoje, pintar é intervir. Essa é a razão da escolha deste trabalho de Paula Rego de 1994. Pinta-se uma estrutura de medos, que vão dos  receios ancestrais dos “morcegos /vampiros” aos floridos trabalhos do dia-a-dia do estábulo, ou à imagem da própria mulher que, mais que  tratadora de animais, se apresenta eroticamente prostrada sobre palhas recobertas de pano negro. Outras, ou a mesma, fustigam com vergastas  não a passiva e ubérrima vaca, mas a sua própria imagem enquanto  mulheres do marginal assumido. 
Pintura no feminino e sobre o feminino adensado de fantasmas de  masculinidade e de raízes sentidas nas formas fortes e nas cores soturnas, ainda que marcadas pelo girassol amarelo ou animadas pelo elemento animal. Animal, vaca, que se coloca no centro do olhar entre  estruturas de cenografia de um estábulo, procurando uma aproximação ao real pelo irracional. As formas femininas, em plano frontal, expressam força física, impondo-se a um mundo que ainda as lê delicadas e impotentes. 
O texto pintado por Paula Rego é um documento dos contrastes entre as formas e ideias preponderantes e marginais em torno do sexo feminino. 
No celeiro de Paula Rego há um bem-estar de situação. No objecto recuperado para a tela há imagens de bem-estar rural, natural,  domesticado. Nos intervenientes a pintora deixa passar o apetecer,  sugestivo, da relação matriarcal feminina com o corpo. O bem-estar, antes de mais, é uma atitude individual. 
Ainda que com tempos fortes de guerra e tragédia, o século XX lutou pela afirmação individual e pelo direito de cada um ao seu bem-estar. 
Cada um, apesar das tortuosas imposições exteriores corporizadas nas "modas", pode tentar ser o que quer ser, ter como situação de conforto e de bem-estar os padrões que eleger."

                                                           Cf Programa de História da Cultura e das Artes. Curso Profissionais de Nível Secundário, 2005

Paula Rego, O Celeiro, 1994, acrílico sobre tela, 270 X1 90cm, Sintra.
Para saberes mais pormenores sobre as obras de Paula Rego clica aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário